Localização

Ver mapa

WhatsApp

(51) 99762.7794
Criado em: 20/11/2023

20 de novembro – Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra foi criado em 10 de novembro de 2011. A data se transformou em uma celebração importante, uma vez que coloca holofotes no combate ao racismo no Brasil.

Somos brancos, somos pardos, somos negros, somos de todas as raças, etnias e cores, mas nesse 20 de novembro, somos antirracistas e lutamos por respeito e igualdade.

Mais do que um clube, um espaço de todos e para todos. A SAT ao longo dos anos conquistou o título de melhor e maior clube do Litoral Norte Gaúcho devido a sua postura e conduta, que sempre foi receptiva a todas as pessoas, classes sociais e etnias, não discriminando ou desrespeitando ninguém.

Hoje, nessa data emblemática, salientamos em nossos canais a importância de lutar por igualdade, pois a sociedade ainda necessita se conscientizar e saber que não basta não ser racista mas é essencial que todos sejam antirracistas.

 O Dia da Consciência não é apenas uma data comemorativa que relembra a luta de Zumbi, mas é um dia dedicado ao combate contra o racismo e todo o mal que ele causa ao nosso país. É uma data para que possamos combater práticas racistas atualmente, mas também é um momento para relembrar todos aqueles no passado que dedicaram suas vidas no combate à escravidão.

Claro que uma postura contra o racismo não deve ocorrer apenas no dia 20 de novembro, mas deve pautar nossas vidas durante todos os dias do ano. Isso porque devemos sempre nos lembrar de que a condição atual do Brasil é resultado de mais de 300 anos de escravidão, o que moldou costumes e práticas do brasileiro e tornou o racismo e a hierarquização marcas inerentes à nossa sociedade.

Mudanças significativas aconteceram nas últimas décadas, mas o Brasil ainda tem muito a avançar na questão racial. É necessário, por exemplo:

  • combater a falta de oportunidades que os negros têm no mercado de trabalho;
  • combater a violência policial, que mata milhares de negros todos os anos;
  • acabar com o apagamento da cultura africana;
  • extinguir o preconceito com as religiões de matriz africana, etc.

A luta contra o racismo passa por todos nós, sendo assim, pequenas práticas podem ser adotadas por todos que são contra o racismo.

  • Posicionar-se sempre que vermos amigos ou familiares fazendo comentários racistas.
  • Abandonar palavras do vocabulário que têm origem racista, como “denegrir” e “mulata”.
  • Ouvir o que pessoas negras têm a dizer sobre o racismo e situações de racismo que viveram.
  • Respeitar a história, as culturas e as religiões de matriz africana.
  • Lembrar-se sempre de que piadas racistas não têm graça.

Vamos juntos seguir vivendo uma SAT igualitária em um ambiente saudável e feliz!

Conscientização é informação!

 

Fonte: Mundo educação com edição e contirbuição da jornalista do clube Fernanda Menezes - DRT 15.986 RS