Localização

Ver mapa

WhatsApp

(51) 99762.7794

SOCIEDADE AMIGOS DE TRAMANDAÍ
O maior clube do litoral gaúcho

Nossa história se inicia na década de 1940, quando despertou nos veranistas que frequentavam o balneário de Tramandaí, a necessidade, ou simplesmente a vontade de se unirem para convívio social e esportivo no período que permaneciam na praia. Certamente ocorreram muitas reuniões lideradas por chefes de famílias, que culminou com a constituição da SOCIEDADE AMIGOS DE TRAMANDAÍ-SAT, fundada em 05 de fevereiro de 1945, tendo como primeiro presidente Eduardo Martins Muller, conhecido como General Muller. Na ocasião, houve forte participação dos frequentadores da Escola Militar de Porto Alegre, razão pela qual houve ativa participação de associados militares em várias diretorias ao longo dos anos. As atividades sociais se iniciaram em um prédio construído em frente a Avenida Flores da Cunha, onde posteriormente foi construído o prédio General Muller, certamente em homenagem ao primeiro presidente da SAT. Somente no final do ano de 1973 que a SAT adquiriu da Prefeitura Municipal de Osório, a área de terras junto a Avenida da Igreja, onde o clube funciona até hoje. A escritura de compra foi assinada pelo então presidente João Batista Tedesco, engenheiro civil que liderou a elaboração dos projetos e a construção da sede administrativa e social no alinhamento da Rua Riachuelo, sendo mais tarde construído o atual salão de festas, hoje denominado Salão Walter de Moraes Azevedo.

Com o passar dos anos, a SAT conquistou relevante destaque entre os clubes da capital e de todo o Rio Grande do Sul, caracterizado pelos inesquecíveis carnavais e a apresentação de renomados shows nacionais. Desenvolveu atividades culturais, recreativas e esportivas, motivo de forte união entre os associados, sendo que alguns veteranos ainda mantém admirável relacionamento de amizade e congraçamento frequente. A SAT funcionava somente nos três meses de verão, e suas diretorias faziam enorme esforço em manter o relacionamento com os associados, pois possuía sede administrativa em Porto Alegre, e, eventualmente promovia algumas atividades sociais para integração dos associados. Mas as dificuldades eram grandes em manter o quadro associativo, pois as opções sociais e recreativas se diversificaram muito na época, especialmente destinada aos jovens, e a SAT precisava manter as atividades e o status conquistado. Foi no final da década de 1990 que a diretoria decidiu com o Conselho Deliberativo a abertura do clube nos doze meses do ano, ocasião que oportunizou o ingresso de muitos associados de Tramandaí e Imbé.

As atividades foram incrementadas com a cobertura e aquecimento da piscina, instalação de academia e outras benfeitorias que incentivaram as atividades e, consequentemente, ampliou o quadro associativo. Somente em 2006 que foi eleito o primeiro Presidente da SAT residente em Tramandaí, constituindo sua diretoria totalmente formada por Tramandaienses, comprometida na revitalização do clube e ampliação do quadro de sócios, principal receita financeira para manutenção da SAT. Nossa história está materializada através da memorável galeria de ex-presidentes exposta no gabinete da presidência, que demonstra e relembra o esforço das atividades implementadas por cada presidente. Como a maioria dos clubes sociais do Rio Grande do Sul, a SAT também enfrentou muitas dificuldades, superadas pelo processo de reconstrução física do clube e revitalização de suas atividades, mediante a transação imobiliária de permuta de parte de sua área de terreno por unidades construídas no mesmo local.

Estamos vivendo um novo tempo, uma nova SAT, que conta com aproximadamente 800 associados, totalizando quase 2.000 carteirinhas contando com os dependentes, que desfrutam de novas e modernas instalações.

Parabéns a todos Satianos, a Diretoria e ao Conselho Deliberativo nestes 79 anos de existência, marco na "nossa história".